O tempo pode tanto revelar novos detalhes como relegar ao esquecimento determinados assuntos, especialmente os mais polêmicos. No caso dos Crimes de Maio, ocorridos a partir da reação policial aos ataques da facção criminosa PCC no Estado de São Paulo em maio de 2006, felizmente a primeira hipótese ganhou dois belos reforços.
Um deles é o relatório elaborado pela Universidade de Harvard em parceria com a ONG Justiça Global, chamado "São Paulo Sob Achaque", que ajuda a jogar luz sobre um tema que as autoridades de segurança pública – e mesmo o próprio governo de São Paulo – preferem esquecer.
As três principais conclusões do estudo sobre os motivos que levaram à onda de ataques são: a corrupção policial contra membros do grupo, a falta de integração dos aparatos repressivos do Estado e a transferência que uniu 765 chefes do PCC, às vésperas do Dia das Mães de 2006, numa prisão de Presidente Venceslau (SP).
Veja aqui o PDF do relatório "São Paulo Sob Achaque"
Outro importante reforço na luta contra o esquecimento da questão é o livro "Mães de Maio - Do Luto à Luta", elaborado pela ONG Mães de Maio – criada por familiares de mortos por policiais em 2006 durante a onda de ataques. A publicação será lançada oficialmente no dia 12, exatamente na data que marca o aniversário de cinco anos da tragédia.
Veja aqui o PDF do livro "Mães de Maio - Do Luto à Luta"
O lançamento da publicação é parte da programação que a ONG preparou sobre tema e que vai durar até domingo. Veja abaixo a programação do "Mães de Maio, Mães em Luta":
DIA 08/05, DOMINGO (DIA DAS MÃES) - EM SANTOS-SP - MISSA ESPECIAL DE DIA DAS MÃES EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DOS CRIMES DE MAIO DE 2006
HORA: 07:30hs
LOCAL: IGREJA MARGARIDA MARIA (Pça. Julio Dantas, nº 45 Jardim Santa Maria - Santos-SP)
DIA 09/05, SEGUNDA-FEIRA - EM SÃO PAULO-SP - LANÇAMENTO DO RELATÓRIO "SÃO PAULO SOB ACHAQUE"
HORA: 11:00hs
LOCAL: AÇÃO EDUCATIVA (Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque)
A Justiça Global e a Clínica Internacional de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Harvard convidam para o lançamento do relatório “São Paulo sob Achaque: Corrupção, Crime Organizado e Violência Institucional em Maio de 2006”, no dia 9 de maio de 2011, segunda-feira, às 11 horas, na sede da Ação Educativa, na Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo, SP.Para mais informações: (21) 2544-2320 e (21) 8272-1916.
DIA 12/05, QUINTA-FEIRA - EM SÃO PAULO-SP - ATIVIDADES DOS "5 ANOS DOS CRIMES DE MAIO", NO SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SÃO PAULO
HORA: A partir das 14hs
LOCAL: SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SP (Rua Rego Freitas, 530 - Sobreloja - Vila Buarque - Telefone: 3217-6299)
14:30hs - LANÇAMENTO DO LIVRO "DO LUTO À LUTA - MÃES DE MAIO" E COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE OS "5 ANOS DOS CRIMES DE MAIO: 5 ANOS DE IMPUNIDADE", COM A PRESENÇA DAS MÃES DE SP E DE SANTOS, REDE CONTRA VIOLÊNCIA (RJ), E DE UMA ABUELA DA PLAZA DE MAYO, ALÉM DE PE. VALDIR DA PASTORAL CARCERÁRIA E JUNINHO DO COMITÊ CONTRA O GENOCÍDIO NEGRO, ENTRE VÁRIAS OUTRAS GUERREIRAS E GUERREIROS
17:00hs - SAÍDA DA MARCHA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS ATÉ A PRAÇA DA SÉ (com Fotos, Cruzes e Bexigas em Homenagem às Vítimas de Maio de 2006)
18:00hs - ATO ECUMÊNICO E SIMBÓLICO NA ESCADARIA DA PÇA DA SÉ, EM HOMENAGEM A TOD@S MORT@S E DESAPARECID@S DOS CRIMES DE MAIO DE 2006
DIA 13/05, SEXTA-FEIRA - EM SÃO PAULO-SP - 13 DE MAIO DE LUTA - ATIVIDADES DA CAMPANHA CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO
HORA: A partir das 12hs
LOCAL: NA PRAÇA RAMOS, EM FRENTE AO TEATRO MUNICIPAL
ATO DO "13 DE MAIO DE LUTA" EM SÃO PAULO-SP, NA PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO, EM FRENTE AO TEATRO MUNICIPAL
18:00hs - ATO POLÍTICO
19:00hs - SAÍDA DE CORTEJO CULTURAL PELAS RUAS DO CENTRO
DIA 15/05, DOMINGO, SARAU DA ADEMAR EM HOMENAGEM ÀS MÃES DE MAIO
HORA: A partir das 17hs
LOCAL: Rua Felício Cintra do Prado, 131 - Cidade Ademar - altura do nº 3870