Você já ouviu falar da Chacina do Morro do Estado, no Rio? Provavelmente não.
Esse é o nome pelo qual é conhecido o crime ocorrido em 2005 em Niterói (RJ).
Os jovens Wellington Santiago de Oliveira (11), Luciano Rocha Tavares (12), Edimilson dos Santos Conceição (15), José Maicom dos Santos Fragoso (16) e Wedsom da Conceição (24) foram mortos no dia três de dezembro de 2005 foram mortos por policiais, que ainda tentaram alterar a cena do crime. Os quatro agentes acusados alegam que prestaram socorro aos rapazes.
Um dos jovens tinha uma marca de tiro na mão esquerda, indicando que o garoto provavelmente encobriu o rosto numa atitude espontânea de proteção. O laudo também confirmou que os disparos foram feitos a curta distância, o que representa forte indício de execução.
O caso, pouco divulgado pela mídia, a exemplo de tantos outros da mesma natureza, é abordado por matéria do Núcleo Piratininga de Comunicação, que pode ser acessada no link abaixo
http://www.piratininga.org.br/novapagina/leitura.asp?id_noticia=4857&topico=Direitos%20Humanos
Nesta terça-feira (28/07) começa o julgamento dos policiais. As famílias clamam pela punição dos acusados da chacina, e sintetizam seus sentimentos nos dizeres de uma faixa: “1.130 dias esperando justiça”.
Que ao final essa espera tenha realmente valido a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário