sábado, 19 de abril de 2008

E a Via Crucis virou circo

Pela primeira vez desde 29 de março, vi uma matéria ontem no UOL (18 de abril) que dizia que o caso Isabella havia se tornado um espetáculo - da mais desagradável espécie, claro. Enfim, uma luz em meio a uma cobertura que, em geral, cometeu erros já apontados em outras ocasiões.

OK, lidar com casos de violência que chocam a opinião pública não e nada fácil e exige todo cuidado do profissional que o cobre, - ainda mais no caso da morte de uma criança de cinco anos como Isabella. Mas, na ânsia da audiência e do furo, acabam se esquecendo de um ponto fundamental: estão lidando com pessoas, sejam elas culpadas ou inocentes. E o respeito à pessoa humana que é bom, nessas horas desaparece.

Caso fique comprovada a culpa de Alexandre Nardoni (pai) e Anna Carolina Jatobá (madrasta) na morte de Isabella, eles têm que cumprir uma pena exemplar. Enquanto isso, não cabe à imprensa apontar os culpados - já basta a Polícia cuidar disso, função dela inclusive. Só que em vez de ajudar a esclarecer a opinião pública sobre o caso, a imprensa acaba turvando, prejudicando ainda mais as investigações com as especulações - em casos como esse, sempre tem uns espertinhos que aproveitam para jogar lenha na fogueira em beneficio próprio. Etica, valores morais, pudores, bom senso e senso crítco, tudo isso vai para o vinagre.

E os familiares da vítima e dos acusados (ou suspeitos, está tudo enrolado), com sua vida particular, suas dores, dúvidas, tudo isso exposto às câmeras e ao alcance do olhar de milhões de pessoas... Todas elas são vidas evolvidas nisso e que pouco ou nada tem sido respeitadas. Pelo contrário, a cobertura da imprensa, somada à consagrada lerdeza das autoridades, cria um clima de "fazer justiça a qualquer preço" - se não com as próprias mãos, ao pedir para lincharem o casal suspeito (ou acusado, agora já não faz tanta diferença).

Só falta dizer "Faz parte do show", ao estilo das velhas apresentações de circo. Infelizmente, este é um circo mesmo, um circo de horrores. A Via Crucis, a dor, mais uma vez, virou circo

Nenhum comentário: