segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Antíteses de um contexto

Está aí uma das imagens mais significativas da semana, na minha sincera opinião. Duas atletas comemoram as medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Pequim. Mas há um detalhe que faz desta uma imagem especial.



O abraço entre a russa Natalia Paderina (esq.) e a georgiana Nino Salukvadze (dir.) após ganharem a prata e o bronze, respctivamente, na prova de pistola de ar de 10 metros, são a perfeita antítese do que ocorre hoje nas relações entre seus países de origem. Rússia e Geórgia estão em uma guerra pelo controle da Ossétia do Sul, região separatista gerorgiana e que conta com o apoio russo.


O conflito já provocou, segundo dados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), 40 mil refugiados e deslocados internos na região. Estima-se que 2 mil pessoas já tenham morrido desde o início das escaramuças entre os dois países, em 8 de agosto. Enquanto isso ao contrário dos Jogos Olímpicos, o conflito Rússia x Geórgia produz imagens como esta na cidade de Gori, na Geórgia.



Quem dera o espírito olímpico também imperasse nas relações internacionais... Pelo contrário, a arrogância e a ânsia desmedida por poder conseguem por vezes interferir até mesmo nas Olimpíadas, ora utilizando-a como propaganda, ora aproveitando-se dela para atrocidades.
É difícil saber como estarão psicologicamente os atletas da Geórgia que representam o país em Pequim. Não vi ainda nenhuma matéria com esse enfoque, mas certamente a incerteza de encontrar seus parentes vivos ou suas casas ainda de pé após o término dos Jogos deve incomodar os competidores, tirar-lhes o sono inclusive. Para a atleta georgiana , a medalha de bronze em seu peito parece ser uma das poucas coisas certas nesse contexto onde o idioma corrente são o barulho das bombas e dos disparos de metraladoras e fuzis.
Seria bom que imagens como as de Natalia e Nino sensibilizassem governantes do mundo todo a pararem com os conflitos. Mas o dinheiro e o poder mostram o quanto conseguem falar cada vez mais alto.





















Nenhum comentário: