segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Procurados 'famosos' pelo mundo - quando irão acertar suas contas?

Aproveiando o gancho da prisão do líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic, a revista Foreign Policy soltou neste mês de agosto uma matéria com os seis criminosos de guerra mais procurados atualmente.

Alguns deles estão em plena atividade, outros brincam de gato e rato com as organizações internacionais e se escondem a todo custo - em certos casos são até acobertados por governos locais. Dos seis procurados, quatro são da África. Confira os nomes listados pela Foreign Policy :


Omar Hassan al-Bashir, atual presidente do Sudão (só lembrar do que acontece hoje em Darfur que já basta para enender o porquê dele estar nesta lista);

Joseph Kony, lider rebelde em Uganda;

Ratko Mladic, chefe do exército sérvio-bósnio durante a Guerra da Bósnia (parceiro de Karadzic, que já está acertando contas com o Tribunal de Haia) e um dos responsáveis pelo massacre de Srebrenica, que matou 8000 pessoas.

Aribert Heim, 'médico' nazista no capo de concentração de Mauthausen;

Félicien Kabuga, empresário mulitmilionário de Ruanda que deu apoio financeiro ao genocídio que matou 800 mil pesosas entre abril e maio de 1994;

Bosco Ntaganda, chefe militar de uma milícia chamada Congress for the Defense of the People (CNDP), baseada na República Democrática do Congo (ex-Zaire e democrática apenas no nome).

Sim, é claro que você deve estar sentindo falta de algum nome nesta lista. O de George W. Bush, presidente dos EUA caberia bem aqui, por ordenar as ações no Iraque e no Afeganistão. Mas aí é uma outra história.

Ah, e para quem quiser mais detalhes sobre os 'santinhos' citados acima, basta acessar a matéria no portal da Foreign Policy (todos os artigos da publicação estão em inglês).

http://www.foreignpolicy.com/story/cms.php?story_id=4409

Nenhum comentário: