O site de compartilhamento de vídeos You Tube, que pertence à Google, anunciou que até o final deste ano disponibilizará a tecnologia necessária para transmissão de vídeos ao vivo.
O recurso que torna possível essa ferramenta, o streaming (tecnologia utilizada para transmissão de dados) não é nenhuma revolução e nem mesmo a possibilidade de desenvolver um vídeo em tempo real representa uma grande novidade. No entanto, é bastante plausível a probabilidade da página mais acessada da área revolucionar essa ferramenta da mesma forma como transformou o vídeo de internet em uma febre mundial.
O anúncio não é propriamente uma medida pioneira. Outros sites como o Ustream.tv, o Justin.Tv e o Stickan já oferecem o serviço há algum tempo. No começo de fevereiro o Yahoo!, cobiçado pela Microsoft, colocou no ar o Yahoo! Live. Segundo informações do jornal inglês The Observer, o recurso ampliará a batalha entre Internet e televisão.
Realmente, é um grande debate. No entanto, a Folha de S.Paulo hoje publicou um artigo no suplemento +Mais! que traz um outro argumento, o de que as mídias online de hoje não estão com essa bola toda e que a Televisão também está conseguindo inovar em sua forma e conteúdo.
Essa história de que um novo meio de comunicação supera ou inutiliza outro é uma balela já repetida há tempos. Já decretaram a morte do rádio, do cinema, da televisão... não vai demorar muito para alguém achar a internet superada também. Mas basta uma olhada na história recente para perceber que os meios de comunicação na verdade completam-se uns aos outros, desde que procurem apdaptar-se às constantes mudanças tecnológicas. Não é fácil, mas até agora eles têm conseguido.
Um comentário:
acabei de falar no meu blog sobre o assunto, com seu conselho, e realmente isso nao tem como parar de crescer, simplesmente espetacular!abs
Postar um comentário