terça-feira, 15 de julho de 2008

Sobre a cobertura da imprensa - Operação Satiagraha

As notícias a respeito da operação Satiagraha fizeram um ótimo serviço se a intenção era desinformar. As notícias não vão a fundo. Quando muito, certas matérias e artigos de colunistas dão algumas arranhadas na superfície.

Mas seja por falta de incentivo, falta de vontade, espetacularização, etc, a cobertura sobre a Operação Satiagraha está caindo em descrédito. A prisão de Dantas ficou em segundo plano. Já as de Pitta e Naji Nahas nem são mais lembradas. O que é pisado e repisado à exaustão é a polêmica criada pelos desmandos do presidente do STF, Gilmar Mendes, em relação ao juiz federal Fausto De Sanctis é retratada como um Fla-Flu ou Atle-tiba ou um Gre-nal. Fala-se sobre o uso das algemas, sobre quem do PT poderia ser fritado em mais esse escândalo, entre outros perfumarias sem real importância. Se Dantas é considerado expert em "participar de tudo e de nada ao mesmo tempo", a mídia vai se especializando em fazer muita fumaça onde não há fogo algum e ignorando os verdadeiros focos de incêndio.

Enquanto isso, o braço direito de Dantas se entrega e recebe destaque mínimo nos jornais. Ninguém faz o exercício de fazer uma pequena busca na memória e nos jornais e voltar a episódios-chave para entender toda essa tramóia que veio à tona. Não se fala epoca da privatização das teles em 1998 na qual o Dantas tá envolvido até o pescoço, bem como o escândalo empresarial pelo controle da Brasil Telecom mais recentemente, fora as outras operações escusas do banqueiro.

Sobre o Nahas, silenciam a respeito da quebra dos bancos Marka e Fonte Sindan e de quando ele e sua especulação quebraram a Bolsa de Valores do Rio. Sobre o Pitta (que já desfruta de um certo ostracismo em relação a cargos públicos graças às suas estripulias à frente da Prefeitura de São Paulo), não se dão ao trabalho de voltar a meados dos anos 1990 e ao escândalo dos precatórios. Ignoram também a questão dos fundos de pensão. Mas isso também no escândalo do Mensalão foi falado, falado e nada foi feito ou mexido. E esse assunto é nitroglicerina pura.

Quem se beneficia com essa desinformação conduzida pela má vontade em se apurar os fatos? Mais uma vez, Daniel Dantas, que só vai esperar a poeira baixar para voltar a agir na obscuridão dos bastidores do poder, da mídia e do Judiciário. Mais uma vez, Nahas e Pitta, um para continuar especulando e dando 'consultorias', o outro para continuar tentando voltar à vida política (dessa pelo menos, ao que parece, ele já foi condenado ao ostracismo).

Quem perde?

Toda a população, por ter mais uma mostra de impunidade. A Justiça, que sai emporcalhada e com imagem de avalista dessa impunidade. Perde-se também uma rara chance de revelar ao público esses intestinos os do Brasil. A imprensa, que joga sua credibilidade na lama e faz um desserviço a seu leitor, telespectador, ouvinte, etc. Enfim, o país perde uma boa chance de acertar as contas consigo próprio. No mais, continua mais do mesmo. E assim: sorria, Daniel Dantas!



Nenhum comentário: