quarta-feira, 9 de julho de 2008

Uma caixa de pandora que se abre

Ontem o assunto do dia foi a ação da PF que prendeu, entre outros, o banqueiro Daniel Dantas, o megainvestidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta.

É uma verdadeira caixa de pandora que se abre com isso tudo. Claro, tem uma certa pirotecnia da PF e tal, mas é importante acompanharmos com atenção os desdobramentos desse caso - que pelo jeito promete.

Esses três tem um passado que condena - e muito. Juntando tudo, tem corrupção, desvio de verbas públicas, lavagem de dinheiro, controle da mídia... Enfim, dá para ficar o dia inteiro só elencando irregularidades cometidas pelos três porquinhos aí, desde o fim dos anos 80.

Em 1989, o Nahas e suas especulações, quebraram a bolsa de valores do Rio (que posteriormente fundiu-se com a de São Paulo). O Dantas, volta e meia, vira e mexe aparece em alguma relação obscura nos bastidores do poder e da mídia. O Pitta, apadrinhado pelo Maluf, chegou à prefeitura de São Paulo e no seu governo estourou o escândalo da máfia da propina que ia para vereadores - não sei até hoje por que esse cara não foi cassado, Mas pelo menos agora conhece o ostracismo da vida política aplicado pela sociedade. Só em uma história assim para ele aparecer. E não venham nenhum dos três pagar de santinho agora....

Agora trabalhando em um portal internet eu to sentindo a histeria existente quando um caso assim estoura. São notícias e pseudonotícias que pipocam até da pia do banheiro e que te deixam mas atordoado do que informado.

Portanto, é fundamental que todos que tenham vontade de ver um país mais justo e cada vez mais livre dessa corja de ladrões acompanhem com atenção esse caso e seus desdobramentos, sem se deixar levar pelas pistas falsas que serão plantadas pelo caminho por aqueles a quem não interessa que se vá a fundo nas investigações. Esses elementos aparecem tanto na política como no meio judiciário como tambem na mídia. Devemos ficar de olho e pressionar, agir para que seja feita a justiça e esse pais deixe de ser menos corrupto.

Não é todo dia que uma caixa de pandora como essa se abre. E enquanto ela não for esmiuçada, ela não deve ser fechada.

PS: só por curiosidade, o nome da opoeração da PF é Satiagraha (resistência pela verdade, em sânscrito). Era um termo usado pelo Mahatma Ghandi, que pregava a desobediência civil na luta pela independência da Índia frente ao império britânico.

Nenhum comentário: