terça-feira, 20 de maio de 2008

PM de São Paulo mata 55% mais em 2008

Matéria da Agência Estado publicada no domingo (18/05) revela que a PM de São Paulo matou em confronto 107 pessoas nos três primeiros meses de 2008, 55% a mais que no memso príodo do ano passado, quando foram contabilizadas 69 mortes. Mas o que mais preocupa nesta matéria, que pode ser lida na íntegra no link no final deste post, é a frase do sociólogo Túlio Kahn, da Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP Ele acredita que o crescimento da letalidade policial pode estar relacionado à série de ataques contra as forças de segurança, em maio de 2006, e dizendo que a sociedade está sob um chamando "efeito Tropa de Elite", disse: "A sociedade pode estar um pouco mais permissiva em relação à violência policial."

Infelizmente esse é um fato na sociedade. Gravíssimo, por sinal. Em nome de uma segurança que é cada vez mais relativa, certas pessoas têm aceitado - e apoiado - medidas de combate à violência que passam longe dos chamados Direitos Humanos - e que na mentalidade deste pessoal, 'só existem para bandidos", e que estes na verdade "tem que quebrar mesmo", ja que bandido bom é bandido morto.

Sim, essas pessoas mantêm essa idéia indivudualista e visando apenas o prorio umbigo ate que alguma coisa aconteça com ela - pode ser o roubo de um rolex, um seqüestro-relâmpago ou ate mesmo um homicídio na família. Então, elas percebem que não adianta se esconder atrás de seus condomínios fechados e ladeados por cercas eletrificadas e aí sim cobram alguam coisa das autoridades - isso quando não "chamam pelo Capitão Nascimento".

Enquanto prosperar essa hipocrisia e essa mentalidade imediatista de repressão pura e simples da criminalidade através de mais violência, não haverá como quebrar esse cículo vicioso, que e mantido também por um sistema de segurança públia que já deixou evidente sua falência e seu fracasso - algo que, mesmo que de uma forma distorcida e equivocada, o tão falado "Tropa de Elite" mostra.

É um tema por demais espinhoso e complexo para tratar em apenas um post, mas é necessário que a sociedade saia desses estado de passividade e abandone essa postura hipócrita de somente se mobilizar quando o problema chega à sua porta. E discuta formas e métodos para combater essa situação presente no cotdiano hoje. Algumas sugestões serão relatadas em breve neste espaço. Mas o que não dá é que se aceite ver correr o sangue de um desconhecido, pensando que isso nunca acontecerá com você.



http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/05/19/ult4469u25275.jhtm

Nenhum comentário: