segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Uma sapatada que resume tudo

É bem provável que o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi torne-se um novo heroi do mundo árabe.


Este é o nome da pessoa que fez o que muita gente mundo afora gostaria de ter feito e nunca teve coragem. Atirou um sapato no atual presidente dos EUA, Geroge W Bush, durante entrevista coletiva em Bagdá, Iraque. Antes, disse: "Este é o beijo de despedida, cão". Na cultura árabe, atirar um sapato em alguém é uma grave ofensa, o que mostra o tamanho da raiva de al-Zaidi em relação a Bush. O mesmo se diz a respeito de xingar alguém de “cão”.
Atualmente detido, já existem no país manifestações de apoio ao jornalista, pedindo sua libertação. E se o jornalista não conseguiu acertar Bush fisicamente, acertou bem no alvo em outros aspectos.


O episódio é emblemático do quão grande é o ódio despertado por Bush mundo afora, especialmente entre os árabes. Coroa uma administração marcada como desastrada em todos os sentidos para os EUA: econômico, social, e no cenário político nacional e internacional. Pior para Barack Obama, que assume a presidência em 20 de janeiro com uma planatação de abacaxis para descascar. Entre eles, cumprir a promessa de retirar as tropas estadunidenses do Iraque.

Agora, se Obama realmente vai conseguir isto, aí já é uma outra história.

Nenhum comentário: