quarta-feira, 29 de abril de 2009

Os judeus que são contra Israel

Judeus contra o Estado de Israel? Sim, eles existem. Eles fazem parte de uma facção judaica ultraortodoxa e antissionista chamada Neturei Karta – em aramaico, significa Guardiães da Cidade. A página da Jewish Virtual Library traz maiores informações sobre esse pouco conhecido grupo.

São cerca de 5 mil membros concentrados em Jerusalém, e outras comunidades espalhadas por outros países. Os Neturei Karta crêem que a Diáspora judaica é resultado dos pecados do povo judeu , e que qualquer forma de tentar recontruir um estado judaico é uma violação da vontade de Deus. E que ele será reconstruído pelo Messias.

Sobre o Holocausto, a posição da corrente é a seguinte: “A visão é que, sim, houve um Holocausto e foi terrível, mas isso não pode ser usado para justificar atos ilegítimos e criminosos do sionismo”, diz o website do Neturei Karta.

Ele também é citado em post do blog da correspondente do jornal O Estado de S.Paulo em Washington, Patrícia Campos Mello.
É uma corrente minoritária, quase isolada no judaísmo – e inclusive condenada dentro da comunidade judaica. Mas que discretamente vem aparecendo - e até servindo como pretexto também volta e meia aparece. O problema é quando o faz ao lado de loucos como o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e dos extremistas do Hamas. Nesses casos, sua crítica aos excessos cometidos pelo Estado de Israel e pelo sionismo – totalmente válidas e justas – acabam ficando enfraquecidas.

Nenhum comentário: