A FIA vem sendo ousada nas mudanças que está implementando na F-1. Agora ela baniu o reabastacimento durante as corridas a partir de 2010. Nesse caso, a F-1 volta a ser o que era até 1993, último ano sem reabastecimento. Ele havia sido suspenso por questões de segurança na década de 1980.
Sim, o motivo agora do banimento é outro: a questão financeira. Com essa medida, a FIA visa reduzir ainda mais os custos na categoria, além de incentivar o desenvolvimento de motores mais econômicos. O que é bom para certos projetos que pensam em ingressar na F-1 nos próximos anos. O chefe da categoria, Bernie Ecclestone, aumentou para 26 o número limite de carros por GP, o que deixa a porta aberta para três novas equipes ingressarem no circo.
Outra implicação imediata será nas sessões de classificação para os GPs. Vai acabar a história do piloto ir para a parte final do treino com o combustível que vai largar, agora será todo mundo com o tanque cheio.
Não tenho uma ideia formada ainda sobre qual seria o melhor método para os treinos, mas as sessões de sexta-feira, que já tiveram maior importância, poderiam ser mais aproveitadas e consideradas na elaboração do grid para a corrida. Mas que as mudanças implentadas pela FIA, em geral, estão sendo benéficas para a categoria – seja nos custos, seja ao permitir uma maior competitividade – disso eu não tenho dúvidas.
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