terça-feira, 7 de abril de 2009

O "Pacto pela Restauração da Mata Atlântica "

Organizações ambientalistas lançam o "Pacto pela Restauração da Mata Atlântica ", um plano para restaurar parte da floresta original, desmatada ao longo da história do país. Matéria da BBC Brasil que repercutiu em diversos sites de mídia pelo Brasil traz maiores detalhes da ideia.

A meta é recuperar 15 milhões de hectares da Mata Atlântica até 2050, o equivalente a três vezes o Estado do Rio de Janeiro. Na verdade, o projeto já caminha desde 2007, mas só nesta terça-feira foi lançado de forma oficial.



A proposta é, no mínimo, ousada - alguns até devem considerá-la utópica demais. Mas não deixa de ser boa. Resta saber se ela terá fôlego para seguir em frente.

O processo é longo, custoso, e requer um acompanhamento constante. Além de reerguer o que já foi derrubado, é preciso defender as matas que ainda restam da ação de madeireiras, da especulação imobiliária, e conscientizar toda uma população para aderir seriamente ao projeto. É importantíssmo que haja também o engajamento dos governos na esfera municipal, estadual e federal na questão para dar à proposta um maior peso político e institucional.
A Mata Atlântica original se estendia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Das poucas áreas que ainda restam (7% do original), a maior parte está nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A floresta abriga 60% das espécies ameaçadas de extinção no Brasil, muitas delas que só existem nesse ecossistema - e a maior parte delas nos Estados do Nordeste, onde o desmatamento foi ainda maior.

Nenhum comentário: