Matéria do semanario alemão Der Spiegel que foi destacada pelo UOL durante a manhã deste sábado: "Movimentos separatistas buscam inspiração em Kosovo". A reportagem fala de seis países integrantes da União Européia (Espanha, Chipre, Eslováquia, Grécia, Romênia e Bulgária) que temem que a independência do Kosovo estimule que as minorias existentes nesses paises tentem o mesmo caminho. Os problemas vão desde os já conhecidos conflitos com os bascos na Espanha até minorias húngaras que habitam a Romênia.
Um continente e um bloco econômico que são considerados sinônimos de integração mundo afora tem na questão do Kosovo um bom teste para essa união. Um problema que mais parecia dizer respeito à esquecida África também é enfrentado pela União Européia. Estaria a chamada "balcanização" se espanhando pelo chamado "Velho Mundo"? Acho ainda cedo dizer, mas é bom acompanhar os acontecimentos que se seguirão.
Só um detalhe: o país-sede da União Européia, a Bélgica, enfrenta um grande problema interno, que pode resultar na divisão definitiva do país entre os flamengos e os franceses, que inclusive foi moticiado por aqui em meados de 2007. Pelo jeito, a União Européia não é tão unida assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário