quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Relatório da ONU aponta racismo e tortura no Brasil

Saiu na Folha, no Estadão e em outros grandes veículos. Segundo relatório da ONU divulgado ontem, torura e racismo persistem no Brasil.
A ONU, de acordo com matéria da Folha Online, "continua preocupada com a 'interferência' da corrupção na Justiça brasileira".
Não que isso seja uma novidade, mas o relatório da ONU expõe uma realidade vergonhosa. Em um país onde há defensores da lei e da ordem a qualquer preço, onde o Capitão Nascimento é colocado erroneamente como um herói (sendo que na verdade ele é um exemplo de um sistema de segurança ultrapassado e que não dá certo) e o racismo aparece em piadinhas de botequim, esse relatório deveria fazer as pessoas pensarem, refletirem sobre as violações dos Direitos Humanos e sobre o Racismo no Brasil.

Costuma-se dizer que DH só existem na verdade para os bandidos. É uma resposta simplista demais para um problema que não tem nada de simples. Pelo contrário, se a coisa estivesse em "patamares toleráveis" (se é que existem), não haveria motivo para um alerta desses da ONU. É muito fácil simplesmente reprimir à força a criminalidade sendo que não são tomadas medidas que quebrem o círculo vicioso que empurra e incentiva a entrada no mundo do crime, desde a necessidade de comprar comida até simplesmente ter "status". Uma questão complexa merce uma resposta à altura e ate o momento essa resposta não foi alcançada.

Quanto ao racismo, de nada adianta o Brasil ser um país onde, em teoria, o racismo deveria passar a anos-luz de distância por sua grande miscigenação - e que dá um toque todo especial e positivo à cultura do país - e continuarem a colocar negro na periferia como sinônimo de bandido, de vagabundo, de escória da sociedade.

As pessoas se esquecem de que, independente da cor da pele, o sangue que corre por baixo da mesma é sempre da mesma cor, vermelho.

Voltarei a esse tema em breve.

Um comentário:

Jorge Monteiro disse...

a folha de s.paulo de domingo fez um comentario sobre cap nascimento e rambo, muito bom de se ler!!

entra na comu jornalistas blogueiros do orkut!

abraços