segunda-feira, 11 de maio de 2009

Desserviço ao leitor

Matéria do UOL de ontem (10/05) relata que menos de 20 mil pessoas assitiram à missa que o papa Bento XVI realizou na Jordânia, país que classifcado na matéria como berço do catolicismo mas que hoje tem 92% da população de fé islâmica. O título é "Fora de casa", papa reúne menos de 20 mil pessoas em estádio de Amã; Bento 16 chega a Israel nesta segunda.

Só por esses dados, o título da matéria soa como ridículo. É verdade que há uma mea-culpa no meio do texto, mas o mais relevante dessa matéria está alguns parágrafos abaixo: a relação entre os cristãos do país com a comunidade muçulmana – muito boa, o que dá um contraponto interessante para uma região que sofre com a intolerância religiosa:

Focamos em trabalhos de educação (em universidades e institutos mantidos pela Igreja Católica), mas sem o objetivo de que os estudantes se convertam ao cristianismo, mas para que eles se tornem bons humanos", diz na matéria o porta-voz do Vaticano na Jordânia.

E mais: as autoridades jordanianas reconhecem a importância da religião católica no país.

Ou seja, uma matéria que teria tudo para trazer um ótimo contraponto e um exemplo contra o problema da intolerância religiosa, crônico no Oriente Médio, traz como chamariz o fato menos importante, fútil e sensacionalista: o de haver só 20 mil pessoas na missa do Papa. Um desserviço ao leitor e a mera reiteração do senso comum.

Um comentário:

Jorge Monteiro disse...

Eu aprendi mto na escola esses titulos idiotas, levando ao sensacionalismo sem necessidade...