quinta-feira, 14 de maio de 2009

O que vale mais, dinheiro ou seus princípios?

Um amigo meu me fez uma perguntinha para lá de maliciosa e que pode pegar quem estiver desavisado. Critiquei uma matéria da Folha de S.Paulo sobre militares, questionando o espaço maior que eles vem ganhando nas páginas do jornal. Juntando com ditabranda e ataques à Dilma Rousseff baseados em documentos frios, disse que parecia que a Folha estava com saudade da ditadura. a matéria segue abaixo

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u564309.shtml

Então, um amigo meu chega e me pergunta: "O que vale mais, são seus pensamentos sobre o veículo ou o dinheiro (salário)?"

Minha resposta segue abaixo:

Uso para início de conversa uma frase de Cláudio Abramo (jornalista que trabalhou na Folha e no Estado, e que era comunista). "Ao trabalhar em um jornal, você faz um acordo consigo mesmo." Digo isso porque é o seguinte: todo veículo da grande imprensa (e até mesmo alguns da pequena ou média) tem alguma merda ja feita no curriculo, não tem muito pra onde fugir. A mídia hoje está na mão dos que tem poder e usam os veiculos nesse sentido. Se for pensar a ferro e a fogo, eu nunca faria jornalismo.

MAS, E SEMPRE HÁ UM MAS..... para ter um mínimo de crediblidade, o jornal precisa de pessoas que não necessarimente estejam alinhadas com o pensamento do jornal, mas que sejam capazes de trazer leitores e anunciantes ao jornal - são especialmente estes ultimos que sustentam de fato o veículo. É nessa contradição, nessa brecha existente na mídia onde muitos profissionais procuram atuar - eu mesmo procuro seguir essa linha. O fato de eu trabalhar em uma empresa do Grupo Folha quer dizer que eu apoio a dittadura? Claro que não, assim como acontece com a imensa maioria dos profissionais que trabalham lá.

Da mesma foram que é necessario ter uma integridade de principios, você precisa tbm comer, beber, vestir, pagar contas. É com a grana que eu ganho no veículo onde estou que eu me mantenho e pago cerca de 40% das contas de casa. E não me sinto vendido nem nada parecido. Caco Barcellos é um vendido para a Globo? Duvido, a Globo precisa de profissionais como ele para mostrar pluralismo e credibilidade,dar um plus à programação da emissora. Claro que tem aqueles que simplesmente vestem a camisa do veículo e subir dentro dele a qualquer preço, usando até mesmo a cabeça de seus colegas como degrau.

Mas é possivel sim vc ter uma ideologia diferente da dos donos do veículo onde vc trabalha justamente por conta dessa contradição que há na mídia. Sem contar tbm que a verdadeira ideologia dos donos de jornal e a ideologia da grana. Se defender a esquerda começar a dar dinheiro, ela vai defender a esquerda - como a própria Folha fez na década de 1980, quando a redação tava repleta de marxistas, trotskistas, maoístas e outros istas da vida - alguns desses são meus professores na PUC hj.

Em suma: é possivel seu ético e manter seus principios trabalhando na grande imprensa? Sim, e acho queaí esta uma das coisas que fascinam no jornalismo. Se isso não estivesse bem claro na minha vida, já teria pulado fora do jornalismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

hmm bem lega esse seu ponto de vista!